21 Dec 2009

Post #8 Espinafres de Popeye versus Poção de Astérix



Relativamente ao colóquio do dia 18 de Dezembro, o Sr. Professor Luís Horta realizou uma excelente apresentação demonstrando um elevado poder de comunicação. Após a comunição oral, procedeu-se a um debate.As próximas linhas de texto são um breve resumo do tema que foi abordado no colóquio.
-       Foi passada a mensagem de uma necessidade de educação nutricional junto dos atletas. Foram apresentados dados que revelaram um ingestão de glúcidos inferior a 60%.
-       Há suplementos contaminados. Existem percursores da nandrolona que não são proíbidos nos EUA mas na europa são. Este é um dos principais factores para a existência de casos positivos por nandrolona.
-       Em determinados casos justifica-se a ingentão de suplementos (treino em condições extremas ex. Temperatura; atletas predispostos a anemia; atletas amenorreicas; dietas hipoglucídicas; efeito placebo)
-       O praticante desportivo pode eliminar da sua responsabilidade a violação de uma norma antidopagem ao verificar que o produto estava contaminado? Não, é da sua responsabilidade no entanto a suspensão pode ser reduzida.
-       Os suplementos desportivos são um negócio lucrativo. A venda anual de suplementos desportivos é de cerca 25-30 biliões de dólares e a nível mundial cerca de 150 biliões de dólares.
-       A formação de formadores representa uma tarefa primordial, pelo que a introdução desta temática nos vários currículos deve ser inquestionável.

No comments: