16 Mar 2010

Caracteristicas do Sotavoga

Vem na Rowing Illustrated um assunto interessante, alguém pede dicas sobre como fazer melhor o lugar 7 num shell 8+.
Não sendo normal este tipo de discussão entre nós, fica a pergunta, quais as características que são necessárias para se fazer este lugar ?
Com certeza que existirá algumas características importantes para esta funçao.
E para o voga, o que é preciso?
Está aberto o debate.

4 comments:

Nuno said...

Para mim num 8+ ser um bom voga depende muito do 7, pois sem o apoio dele o voga não consegue fazer nada, isto é basta o 7 atrasar e toda a equipa atrasa no ataque. se pelo contrário ele corre para o ataque o voga vai sentir muita pressão enorme nas nas pernas. E por isso para mim um bom voga depende do 7 principalmente mas também de toda a equipa.

Heráclito Guimarães said...

Olá! espero que possa contribuir para a discussão e ajudar a abrir este tópico.

Há uma ideia que se deve afirmar no seio de toda uma equipa é que todos os lugares são importantes e cada um tem a sua função. Um barco não anda sem um dos seus elementos.Tudo começa por ai.Esqueçam a ideia de que ser voga é que é bom, ou ser o sotavoga, que os proas são os mais fracos...isso são tudo tretas que não nos levam a lado algum.

Agora quanto à posição e responsabiliadade do voga. Devemos pensar naquilo que faz o voga, da sua posição estratégica no barco como referência para os demais colegas. Ele marca o ritmo,a cadência, as alturas ele é o modelo que todos devem seguir. Se pensarmos na palavra modelo já determinaremos algumas características que ele deve ter.
Quando seguimos alguém ou algo, quando acompanhamos um modelo, esperamos que esse seja o melhor modelo a seguir por nós, logo, no caso do remo, o voga deverá ter para além de capacidades físicas que garantam a execução do perfil de remada que o treinador deseja, capacidades psicológicas que se enquadrem no perfil competitivo do desporto, na filosofia da vitória.
Por muito que alguns lutem em sentido contrário, nós não somos todos iguais e existem pessoas com mais habilidade para exercer um determinado papel do que outras...
Quanto ao sotavoga. Ele desempenha uma função fundamental e que deve ser respeitada de igual forma às demais dos demais. Essa função fundamental é uma dupla função, é ser o modelo do lado da sota e ser o primeiro e grande apoio do voga.
O barco é um todo, em que o todo se entreajuda para a conquista da vitória, mas a pá que nos está imediatamente atrás dá-nos um apoio que é simplesmente...diferenciador.
O voga da sota, o sotavoga ajuda/apoia a remada do voga, é o primeiro elo dos restantes elos da equipa.para terminar lembrem-se que uma equipa vale pelo seu elo mais fraco.
Esta opinião mais despreocupada é por mim colocada de um ponto de vista de sentimento de atleta. O feeling é totalmente diferente entre quem está ai dentro e quem está de fora, entre quem fala o que sente/sentiu e quem diz o que ouviu.
Falem entre vós, com os 8's, os 7's, os 6's, os 5's, os 4's, os 3's, os 2's e os 1's dos barcos de todos os clubes.
Abraço e boas remadas.
Parabéns por tornarem o blog interessante.

Estevão said...

Eu de momento remo a 7. Concordo com o Nuno. Penso que o 7 deve ser o primeiro apoio do voga. Deve segui-lo como um espelho, apoiando qualquer mudança de ritmo ou a manter ritmos elevados, que o resto da equipa poderia não conseguir manter. Deve ser um remador forte que nunca quebre, mantendo o timing e técnica mesmo se o lado físico decai, para nunca quebrar o barco e liderar a sota. o 8 e o 7 devem dar um bom 2-. O 7 deve ser também uma pessoa de confiança do 8, para além de o apoiar também aconselhar numa regata se necessário, embora aqui também possa entrar o 6.

Anonymous said...

Artur Antunes o melhor 7 que Portugal já viu.

RemadorVermelho