20 Jan 2010

Post #12 Música e Remo

Tornou-se vulgar e é mesmo uma moda ver-mos os ipods em todo lado, inclusive durante os treinos, quer sejam nos ginásios, quer mesmo no próprio remo, nos treinos em terra.
Existem muitos trabalhos que falam sobre a influência da música na actividade física.
De acordo com Tame (1984), a música pode afectar a energia muscular, elevar ou diminuir os batimentos cardíacos, influenciar na digestão.
Csikszentmihalyi (1192) afirma que uma das funções da música é dirigir a atenção do ouvinte para padrões adequados a um determinado estado de ânimo, além de afastar o tédio e a ansiedade. A música nas actividades é utilizada no sentido de motivar a continuidade dos exercícios físicos ou de distrair o praticante de estímulos como cansaço, dor ou até tenção psicológica. (VALIN, 2007).
Os efeitos da música na redução da dor se explicam pela teoria do portal do controle da dor. A música age como um estímulo em competição com a dor, distrai o paciente e desvia sua atenção da dor, modulando, desta forma, o estímulo doloroso. Estudos de imagem do cérebro mostraram actividade nos contornos auditivos, no córtex auditivo e no sistema límbico em resposta a música. Mostrou-se que a música é capaz de baixar níveis elevados de stress e que certos tipos de música, tais como a música meditativa ou clássica lenta, reduzem os marcadores neuro-hormonais de stress. (TODRES, 2007)
Foi apresentada na World Rowing Coaches Conference em 2003 um trabalho que fala disso mesmo, o uso e o efeito  da música como factor ergogénico na aprendizagem do remo.
Pode a música fazer o barco andar mias depressa e melhorar o tempo no ergómetro?
Será que o uso da música contribui positivamente para a execução da remada?
Vale a pena ler este artigo chamado Erging to Music de Michael R. Mann.

1 comment:

Estevão said...

um psicologo uma vez disse me que nao deveria usar musica a treinar. Pois se o problema era nao aguentar longas horas ou nao me concentrar, a musica só iria piorar esse problema. Ele dizia que nas provas eu nao iria ter musica, por isso deveria aproximar as condicoes do treino às da prova, para no dia da prova me sentir o mais a vontade possivel.
Ou seja, se so conseguimos realizar bons treinos e nos concentrarmos com uma certa muscia, no dia da prova (especialmente se for longa) a concentração poderá ser afectada pela falta de musica. O nosso proprio cerebro pode ser treinado a "puxar" mais pelo nosso corpo com uma determinada musica, e na ausencia desta, diminuir o nosso rendimento.